Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quatro-Quatro-Dois



Terça-feira, 18.09.12

O Ocaso Luisão

 

Não me recordo onde estava no dia em que o Benfica defrontou o Fortuna Dusseldorf. É por esse prisma que analiso a importância de tal jogo na minha vida de benfiquismo. Fui surpreendido por uma sms que em resposta à minha pergunta acerca do resultado me disse "O jogo não chegou ao fim. Confusão com o árbitro".

 

Quando cheguei a casa e vi as imagens na televisão, vi várias coisas, mas o que mais me chocou foi ver no banco do Benfica o treinador Jorge Jesus e o jogador Javi Garcia (supostamente) com a queda aparatosa e cinematográfica do árbitro Christian Fischer. Jesus depois justificou os risos e disse até que foram em momentos diferentes da partida e que falavam de outro assunto. Até poderia ser. Mas a imagem correu mundo.

 

O mais grave veio depois. O Director Geral António Carraça não conseguiu perceber até onde podiam ir os danos colaterais desta situação e limitou-se como bom português a culpar o árbitro de toda a situação e ainda a elogiar Luisão.

 

O assunto deu que falar nas semanas seguintes e finalmente na passada semana chegou o castigo de Luisão: 2 meses de suspensão.

 

Apareceu o "fantasma" da FIFA, mas vários jornais diziam que o Luisão iria jogar na Champions League e que o castigo seria somente para as competições nacionais.

 

Neste fim de semana vi pela primeira vez umas imagens em que se vê que o Luisão até faz uma "paradinha" antes de agredir o árbitro com uma peitada. 

 

Não consegui entender como se pode desculpar uma atitude destas. Especialmente tida num jogo a "feijões", por um jogador com anos de futebol internacional e sobretudo com a responsabilidade de envergar a braçadeira de capitão do Sport Lisboa e Benfica.

 

Hoje chegou a reacção da FIFA: a suspensão é alargada às competições internacionais, falhando então o Luisão os jogos com o Celtic em Glasgow, com o Barcelona na Luz e a dupla jornada com o Spartak de Moscovo (provavelmente os 2 jogos que vão decidir a nossa continuação na Champions).

 

Pelo meio, salva-se a atitude do Presidente do Benfica em perceber a gravidade da situação e num ápice a resolver os problemas com o Fortuna Dusseldorf e quem decidiu (Jorge Jesus ?) que rapidamente Miguel Victor e Jardel deveriam ganhar ritmo na Equipa B do Benfica de forma a suplantar a ausência do capitão. Ambos devem ser titulares amanhã em Celtic Park...

 

No meio disto tudo faço apenas duas perguntas:

 

- O Benfica irá pagar a totalidade do salário do Luisão durante estes dois meses?

 

- Ainda nos vamos queixar das arbitragens e do Sistema no final da época quando num par de semanas perdemos os dois pilares do meio campo, o central mais importante da última década e continuámos sem resolver a questão do defesa esquerdo com uma solução imediata e eficaz?

 

Finalmente queria elogiar a atitude da SAD do Benfica em renovar com Melgarejo. A lateral ou a extremo há ali talento. Espero que o próximo a renovar seja Oscar Cardozo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado por Ricardo às 19:03


1 Gabriel Alves

De Paulo a 19.09.2012 às 00:57

Ricardo,
ainda há pouco comentei noutro blog esta situação e também concordo que desta situação quem sai muito prejudicado é o Benfica.
Não quero fazer do Luisão o bode expiatório, até porque se ele se lesionasse também teriam que existir soluções no plantel para suprir a sua falta.
Agora também acho que a direcção deveria rever estas situações e proibi-las terminantemente, seja em que circunstância for.

Não querendo desculpar o gesto de Luisão, e continuo a achar que não é uma agressão, e também não querendo dizer com isso que não devem ser os jogadores do SLB castigados se tiverem atitudes parvas como esta, o que gostaria de questionar é a equidade desta decisão com outras tidas ou nem tidas, em lances mais graves de agressões a árbitros como foram:

- o José Pratas a fugir à frente da equipa toda do Porto (ok muito antiga, nem castigo houve nem sequer um amarelo)
- o caso do Deco que atirou e acertou no árbitro com uma chuteira (leva 3 jogos, vê o castigo reduzido a 2 e ainda vimos a ouvir nas escutas do apito dourado a encomenda na redução de pena, nos moldes em que todos conhecemos). Pergunto: onde andava a FIFA nesta altura, será que tinham ido todos em peregrinação à Austrália enterrar a cabeça na areia junto com as avestruzes?
A FPF como mandam os regulamentos da FIFA, enviou o relatório do castigo para a FIFA?
- ainda mais recente, o jogador Belluschi deu 3 peitadas num árbitro e se bem me lembro, nem viu amarelo, e muito menos levou castigo...

Onde está a equidade desta decisão? não quero ver branqueadas esta atitudes por parte de jogadores do Benfica, se queremos fair-play e igualdade de tratamentos temos que também sofrer as consequências dos nossos actos, mas é ridículo que para uns o castigo seja de 2 meses em todas as competições e para outros de 3 jogos nas competições nacionais e ainda vejam o castigo reduzido a 2.

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Visitas