Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough
Não me recordo onde estava no dia em que o Benfica defrontou o Fortuna Dusseldorf. É por esse prisma que analiso a importância de tal jogo na minha vida de benfiquismo. Fui surpreendido por uma sms que em resposta à minha pergunta acerca do resultado me disse "O jogo não chegou ao fim. Confusão com o árbitro".
Quando cheguei a casa e vi as imagens na televisão, vi várias coisas, mas o que mais me chocou foi ver no banco do Benfica o treinador Jorge Jesus e o jogador Javi Garcia (supostamente) com a queda aparatosa e cinematográfica do árbitro Christian Fischer. Jesus depois justificou os risos e disse até que foram em momentos diferentes da partida e que falavam de outro assunto. Até poderia ser. Mas a imagem correu mundo.
O mais grave veio depois. O Director Geral António Carraça não conseguiu perceber até onde podiam ir os danos colaterais desta situação e limitou-se como bom português a culpar o árbitro de toda a situação e ainda a elogiar Luisão.
O assunto deu que falar nas semanas seguintes e finalmente na passada semana chegou o castigo de Luisão: 2 meses de suspensão.
Apareceu o "fantasma" da FIFA, mas vários jornais diziam que o Luisão iria jogar na Champions League e que o castigo seria somente para as competições nacionais.
Neste fim de semana vi pela primeira vez umas imagens em que se vê que o Luisão até faz uma "paradinha" antes de agredir o árbitro com uma peitada.
Não consegui entender como se pode desculpar uma atitude destas. Especialmente tida num jogo a "feijões", por um jogador com anos de futebol internacional e sobretudo com a responsabilidade de envergar a braçadeira de capitão do Sport Lisboa e Benfica.
Hoje chegou a reacção da FIFA: a suspensão é alargada às competições internacionais, falhando então o Luisão os jogos com o Celtic em Glasgow, com o Barcelona na Luz e a dupla jornada com o Spartak de Moscovo (provavelmente os 2 jogos que vão decidir a nossa continuação na Champions).
Pelo meio, salva-se a atitude do Presidente do Benfica em perceber a gravidade da situação e num ápice a resolver os problemas com o Fortuna Dusseldorf e quem decidiu (Jorge Jesus ?) que rapidamente Miguel Victor e Jardel deveriam ganhar ritmo na Equipa B do Benfica de forma a suplantar a ausência do capitão. Ambos devem ser titulares amanhã em Celtic Park...
No meio disto tudo faço apenas duas perguntas:
- O Benfica irá pagar a totalidade do salário do Luisão durante estes dois meses?
- Ainda nos vamos queixar das arbitragens e do Sistema no final da época quando num par de semanas perdemos os dois pilares do meio campo, o central mais importante da última década e continuámos sem resolver a questão do defesa esquerdo com uma solução imediata e eficaz?
Finalmente queria elogiar a atitude da SAD do Benfica em renovar com Melgarejo. A lateral ou a extremo há ali talento. Espero que o próximo a renovar seja Oscar Cardozo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.